-
Arquitetos: Lukkaroinen Architects
- Área: 11100 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aukusti Heinonen, Jarkko Översti
-
Fabricantes: Alupro, Alutec, Bermanto, Boen, Cewood SIA, Ekophon, FP-tuotteet , GRAPHISOFT, HSL Group, Haapaveden Puukaluste , Honkarakenne, Isku-Yhtymä, JELD-WEN Finland , Knauf, Lammin Ikkuna , Lappset , Lekolar-Printel , Martela, Metos, Nordtreat, +12
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Multiusos Keravanjoki é não só uma escola para quase mil alunos, mas também um ponto de encontro e um edifício público para os habitantes da área. Mesmo depois do horário escolar, os espaços são preenchidos pelos amantes do artesanato, estudantes de arte, atletas, cantores de coro, pessoas que vão ao ginásio, dançarinos, estudantes de culinária e por vários tipos de festas e eventos.
O edifício está localizado em Kerava River Valley, um local de grande valor paisagístico. Os pátios da escola estão localizados no lado oeste do edifício, abrigados do ruído da estrada do outro lado do rio Kerava, a leste. Os campos e instalações esportivas do pátio são utilizados não só por crianças em idade escolar, mas também por residentes e praticantes de esportes dos arredores.
As paredes exteriores do edifício em estrutura de concreto, de dois andares, alternam entre tijolo leve e revestimento de madeira quente. A escala da longa fachada é ritmicamente seccionada por aberturas variáveis e a distribuição vertical da madeira e do revestimento de tijolo.
As paredes de madeira e as superfícies das fachadas guiam o visitante em direção às entradas, e mais para o interior do átrio principal, que é o coração do edifício. O revestimento de tiras nas paredes e no teto melhora a acústica do átrio e acrescenta calor ao espaçoso interior. Este espaço pode facilmente ser transformado, passando de um restaurante de estudantes para um local para vários eventos, festas e reuniões. O átrio principal pode também ser ligado a um salão polivalente "Höntsäsali" que inclui um auditório e um grande pavilhão esportivo.
O átrio divide o edifício em forma de quadrado em quatro áreas de aprendizagem de formato livre. No centro de cada área de aprendizagem está um átrio polivalente com salas de aula e espaços para pequenos grupos de vários tipos. Os espaços são adaptáveis a diferentes tipos de situações de ensino, permitindo tanto um trabalho silencioso e focalizado, bem como o trabalho em grupo e a aprendizagem autodirigida.
Os saguões de artes e ciências são conectados por uma escada. As instalações, com suas salas de aula especializadas, oferecem uma estrutura para projetos de aprendizagem interdisciplinares, onde, por exemplo, os fenômenos naturais podem ser estudados usando configurações experimentais construídas no Makerspace no térreo e analisadas no laboratório na área de aprendizagem de ciências.
O layout dos espaços e sistemas do edifício multiuso foi projetado tendo em mente a sustentabilidade ambiental. As instalações foram projetadas para serem flexíveis, não apenas para atender às necessidades de mudança do uso diário, mas também para servir à mudança de uso durante a vida útil do edifício, de modo que a taxa de ocupação permaneça alta e as mudanças no espaço e nos sistemas possam ser facilmente acomodadas no futuro.
A pegada de carbono do edifício foi abordada por meio da massa compacta do edifício, bem como por sistemas técnicos inovadores de construção e soluções de energia. A energia de aquecimento do edifício vem dos 22 poços geotérmicos perfurados no prado próximo, todos com mais de 300 metros de profundidade. A energia elétrica para as bombas do sistema vem da própria usina de energia solar montada no telhado do edifício.